13 – DESCENDENTES DE CAETANO JOSÉ DE OLIVEIRA ROXO FILHO E MARIA HENRIQUETA NEUVILLE (MARIA CARDOSO ROXO)

As informações genealógicas descritas neste capítulo foram retiradas do Livro João Roxo e seus descendentes, que estão também em um Blog já citado.

Estes parentes eu não conheci nem tive ou tenho contato. Algumas fotos e histórias que vou publicar aqui são do acervo que “herdei” da Tia Ena.

Sei que estes irmãos abaixo eram muito unidos, preocupando-se uns com os outros, conforme cartas que tenho guardadas. Eles tinham também muito carinho pela Tia Deolinda, filha do primeiro casamento de sua mãe. Era chamada de Tia Maninha. Aliás, quando a conheci morando com a minha avó Júlia, elas se tratavam assim: uma chamava a outra de Maninha.

Com a morte do pai, em São Sebastião da Estrela, a mãe Maria foi para São Geraldo onde já morava a irmã Deolinda e a filha Júlia que se casara com Luiz da Motta. Em consequência os irmãos também foram pra São Geraldo, trabalharam por um tempo com Luiz da Motta que já era um grande exportador de café.

Creio que antes mesmo da falência da empresa, com a quebra do café, eles começaram a procurar outros rumos.

Filhos de Caetano do 2º casamento. (com MARIA HENRIQUETA NEUVILLE) :  5 Filhos

I – 4 = ANTONIO DE OLIVEIRA ROXO “Nininha”

I – 5 = CAETANO DE OLIVEIRA ROXO “Néo”

I – 6 = CESARIO DE OLIVEIRA ROXO

I – 7 = JÚLIA DE OLIVEIRA ROXO “Jujú”

I – 8 = JOÃO D’OLIVEIRA ROXO “Jota”

abaixo discriminados :

I – 4 = ANTONIO DE OLIVEIRA ROXO  “Nininha”

tio nininha

Falecido em Morrinhos GO. aprox.1932

Casado com Edith Roma, nasc.em Recife-PB. de família de políticos ; seu pai foi Governador de Fernando de Noronha por volta de 1920, tiveram 5 filhos:

II – 1 = GUILHERME ROMA ROXO

II – 2 = EDNA ROMA ROXO

II – 3 = MARIINHA ROMA ROXO

II – 4 = WALDEMAR ROMA ROXO

Pai de:

III – 1 = ROGERIO ROXO”

Residente em Santos-SP.

II – 5 = ANTONIO ROMA ROXO

joao filho nininha

Antonio Roma Roxo

Carta de Antonio Roma Roxo, filho de Nininha, para a Tia Deolinda

Recife

Recife 1

Recife, 17-11-1936

Minha querida madrinha a benção

É com o coração cheio de saudades que escrevo estas poucas linhas para dar sd nossas notícias que graças a Deus são boas.

Nós aqui vamos passando bem, só a Mamãe é que tem passado mal com umas dores.

Como vai a minha amada madrinha, bem, não é? Recife está em festa com a chegada da Caravana Sulista que está aqui desde dia 13 deste, festas, paradas e banquetes e a cantora BIDU SAYÃO que está trabalhando no Santa Isabel.

Como vão o pessoal de Tia Juju, abraços a todos, Ena já deve estar uma linda moça. Não temos tido notícias de São Paulo, peço mandar o endereço deles para eu escrever a eles.

Quais as novidades do nosso querido São Geraldo, cada vez mais lindo, como vai a boa D. Victória e Waldemar e família, abraços a eles. Chico Braga como vai?

Tenho a grande honra de participar o meu noivado com a Senhorita Candida da Silva Ramos no dia 16 de outubro deste ano, depois eu mandarei a minha fotografia e a dela. É pobre mas muito trabalhadeira é formada em Comércio e diploma pela Escola Doméstica.

Querida Madrinha peço que a senhora venha passar uns meses aqui com nós pois Recife é lindo. Eu graças a Deus vou bem nas Docas.

Beijos a todos de todos de seu afilhado que lhe ama de coração.

Antonio Roma Roxo

Espero a resposta desta sem falta. Para Rua E n. 7 Vila Popular Arrayal Recife

Segundo as histórias da Tia Ena, Antonio de Oliveira Roxo era chamado de Nininha, foi trabalhar como telegrafista em Fernando de Noronha e lá conheceu Edith com quem se casou. Ela era filha do governador de Fernando de Noronha.

Carta de Antonio de Oliveira Roxo e Edna Roma Roxo para  Deolinda Cardoso, ele pede notícias e conta que viajou com o Tio Neneo pelo sertão.

carta-recife

 

carta-recife1

Observação: Deolinda Cardoso era irmã por parte de mãe de Júlia Roxo da Motta. Elas, as irmãs, se tratavam como Maninha e os sobrinhos mantiveram este hábito. Mais tarde, nós, os netos, nos referíamos à Deolinda como Vovó-titia

Minha saudosa Maninha

Qual o motivo deste silencio? Que ha quase um mez que não temos carta dahi, ha ultima foi que D. Maria fez a Roxo, ella ja me deve resposta de 2 ti fiz uma enorme não recebestes?

Escrevemos ao Waldemar dia 5 e Edna ha Maud e Lia e não obtivemos resposta que estamos bastante afflitos sem sabermos o motivo desta grande falta de notícias. Nossa maesinha está doente? Você está peior dos olhos? Emfim minha bôa Maninha o que ha?

Aqui vamos indo sem novidades Eila e Tony ja ficaram bons da catapora. Tony ficou com algumas marcas, esta numa trela medonha fazendo perna com os outros que estão fortes Geca satisfeita no Grupo já sabe recitar. elles muito beijam a todos e pedem a benção. Vendestes muitos bilhetes? Ja começaram o serviço da casa? Ficaram ahi mesmo? Paulo porque não veio mais Roxo e Cezario dizem sempre que elle fica rico em poucos mezes trabalhando aqui e dando umas viagens com Roxo pelo sertão pois lá chamam Roxo de doutor elle bem podia vir aventurar não achas?

Os de São Paulo vão bem sempre tenho notícias pelo Cezario e os delle vão bem. Como vai a Juju e os della? Abraços a todos assim como D. Fernandina Victoria e os do Henrique. Roxo partiu dia 10 mas voltou que o carro quebrou e voltou hoje para o norte de Goyaz foi muito nervoso por falta de notícias de D. Maria, me escrevas logo para mandar noticias a elle.

Tutinha não recebeu minha segunda  carta? abraços a ella e Waldemar beijos as meninas. Como vai Magdala? Mimosa não é? Abraços a todos de pessoal do Recife. Adeus aceite com todos os nossos abraços de cunhada e comadre que lhe estima.

Lembranças a Geralda e a quem perguntar por mim.

 

fernado noronha

Noronha

Time de futebol em Fernando de Noronha

edna

Edna Roma Roxo

guilherme filho de nininha

Guilherme Roma Roxo

guilherme e edith

Guilherme e Edna Roma Roxo

guilherme

Guilherme Roma Roxo

I – 5 = CAETANO DE OLIVEIRA ROXO   “Néo”

Nascido em Alem Parahiba MG. em 1893 . Foi Guarda-livros, faleceu em S.Paulo-SP. a 27-01-1937  aos 44 anos, de Tuberculose pulmonar .Foi sepultado no Cemitério de Santana. Casado com Ila Mascarenhas, nasc. a 26-02-1897, em Astolfo Dutra, Municipio de Cataguazes-MG. Filha de João Mascarenhas e Jovelina Almeida.  Falecida em 17-08-1967, em Santos-SP. Viuva aos 40 anos, lutou para educar seus filhos, os filhos homens foram para o Seminário.

carta Neo

Carta de Neo e Illa para a irmã Júlia

Maninha,

Nossos abraços

Ontem escrevi a Mamãe e estava querendo também escrever a Maninha para mandar uma cópia da carta que escrevi ao Ninninha, para no caso de estar de acordo, escrever também animando-o para vir para Minas. A tal remoção, com ele aqui, é muito mais fácil e assim como estão tratando é uma coisa humanamente impossível e muito especialmente porque nenhum de nós, e creio o próprio Nininha sabe a que repartição pertence. Se não conseguir a transfer~encia com relativa facilidade havemos de arranjar outra qualquer coisa, não acha Maninha?

Como vai o seu Hotel? Isso vai ficar mais animado com a ida da Mamãe. Estou com vontade de dar um pulo até ai mas…bem desanimado porque o serviços não está para brincadeira.

Maninha que tal achou o negócio do Cesário? Pelo que ele explica, parece muito bom e Deus permita que assim seja. Fiquei satisfeito porque ele disse que mamãe também achou bom.

Aqui vai correndo tudo bem, felizmente a Ila está passando regularmente. A Nice está muito assanhada e conversa o dia todo. A Maninha vai animando a Mamãe para dar um passeio aqui, conforme eu mandei dizer. Será bom para se distrair um pouco e nós também ficaremos bem satisfeitos.

O Luiz da Motta deve estar afobadíssimo com o preço do café a 27$000 a arroba! Por aqui está uma animação extraordinária.

Lembranças a todos e abraços dos irmãos

Neo e Illa

carta irmão

Carta de Neo ao  irmão Nininha (Caetano de Oliveira Roxo)

24 de junho de 1919

Caros irmãos

Com certeza vocês vão ficar muito admirados recebendo esta carta porque não nos escrevem há muito tempo e por isso não podem estar esperando resposta. Em todo caso, resolvemos escrever para convidá-los, com todo o interesse, para virem definitivamente para Minas e para isso, vai em anxo, o cheque no. 14006 de 1:500$000 s/ o Banco do Brasil, aí em Recife, sendo esse dinheiro para auxiliar as despesas de viagem etc.

Não temos nada arranjado aqui para vcs porém não nos parece muito difícil conseguir um emprego mesmo modesto. Tudo por aqui está em progresso e portanto nós nos encorajamos bastante para fazer este convite na esperança de arranjar, com auxílio dos outros irmãos e do Luiz da Motta, qualquer cousa para começar. Ultimamente o Jota arranjou o emprego em que está agora e hoje aqui esteve o Cesário que veio despedir-se porque vai para Uberaba ocupar o lugar de Agente de uma firma com 2 mil contos de Capital. Ele terá 400$000 de ordenado fixo e 20% sobre os lucros. Parece e temos quase certeza, é um bom negócio.

Além disso, a Mamãe vive apreensiva por causa de vocês estarem tão longe e principalmente por ler nos jornais as constantes notícias de epidemias etc. Assim, parece-nos que não sendo possível a remoção que tanto temos pedido, que o Dr. Mello Franco prometeu certo, que o Arthur Bernardes também prometeu, devem largar esse serviço, com licença temporária, o mais breve possível, e tocar para Minas. Aqui trataremos depois de efetivar a remoção ou começar com outra coisa.

Isto que estamos dizendo é com a máxima franqueza e portanto com a sinceridade de irmãos e estamos certos que a resposta virá marcando o dia do embarque, nome do vapor etc. Aqui em casa, apesar da casa não ser muito grande, temos um bom quarto, cama de casal etc. A mesa da Boia, de Mineiro, é farta, graças a Deus.

Diante disso, toquem a viajar para Ana Florencia com escala em São Geraldo. Sobre o dinheiro, mais tarde combinaremos.

O Jota vai muito bem e Luiz da Motta muito alegre com o café a 24$000 a arroba e mais uma filha, a senhorita Lia. Aqui vamos bem. A nossa filhinha bem esperta e conversada e se vocês vierem até aqui, ainda ficará melhor em companhia dos priminhos. Como vão vocês? E a criançada? São 3, 4 ou mais?

Enviamos beijos aos sobrinhos e abraços apertados aos irmãos.

Em tempo: Logo que esta carta chegar, pedimos um telegrama avisando. O telegrama deve vir para a estação de Anna Florencia e as cartas para a cidade de Ponte Nova onde temos correio etc.

pais de  8 filhos:

II – 1 = NICE MASCARENHAS ROXO

II – 2 = JORGE MASCARENHAS ROXO

II – 3 = CAETANO ROXO FILHO

II – 4 = BENVINDA MASCARENHAS ROXO

II – 5 = ROBERTO MASCARENHAS ROXO

II – 6 = JOÃO CARLOS MASCARENHAS ROXO

II – 7 = PAULO MASCARENHAS ROXO

II – 8 = GERALDO MASCARENHAS ROXO

abaixo discriminados:

II – 1 = NICE MASCARENHAS ROXO

faleceu solteira

II – 2 = JORGE  MASCARENHAS ROXO

Residente em Santos, falecido em 1997

Casado com  Erminda Fermi

Pais de:

III – 1 = ILA MARIA ROXO

Nascida a 02-03-1948

Estudou no Colégio Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro e Colégio S.José

Casada com o Dr. Antonio Barja

Pais de:

IV – 1 = PAULO ROXO BARJA

Físico. Doutor em Bioquímica.

Nascido em São José dos Campos.

IV – 2 = SILVIA ROXO BARJA

Advogada. Casada com o Dr. Galante

II – 3 = CAETANO ROXO FILHO

Nascido a  27-04-1921, em Ponte Nova-MG. faleceu em Santos-SP. a 15-03-1955.

Faleceu aos 34 anos de idade, na 1º explosão da Refinaria de Petróleo Pres. Bernardes em Cubatão-SP. ocorrida em 15-03-1955. Naquela oportunidade foi considerado pelo Presidente da Republica como Herói, pois graças a sua atuação evitou-se que todos os depósitos de petróleo e combustíveis já refinados explodissem, com conseqüências imprevisíveis à população da  cidade de Cubatão

Casado com Lourdes Cerredelo Franco, nasc. em Santos a 22-02-1927, filha de Rafael Cerredelo Franco e Pura Otero Rodrigues.(originais de Orense e Rioz na Espanha)

pais de 2 filhos:

III – 1 = SERGIO CERREDELO ROXO

Militar, (Tenente -Coronel do Exercito Brasileiro) Reside em S.Paulo-SP.

Nascido a 20-01-1951, em Santos-SP. Casado em 1ª núpcias , a 17-10-1973 em S.Paulo, com Denise de Georgean Vieira, professôra de Física e Matemática.

Casado em 2ª núpcias, a 30-06-1988 em Brasília DF. com Valquiria Aparecida de Oliveira, (nasc. a 13-03-1963 em S.Paulo-SP. ) filha de Luiz Antonio Mendes de Oliveira e Luzia Saviolli .

pais do 1º casamento = 2 filhos:

IV – 1 = DESIRÉE DE GEORGEAN VIEIRA ROXO

Advogada trabalhista e civil. Nascida a  31-07-1977, em Resende .

IV – 2 = MARCELO DE GEORGEAN VIEIRA ROXO

Estuda Mecatrônica na Fac. Mauá de Engenharia. Nascido a 24-05-1983, em S.Paulo  SP.

pais do 2º casamento: = 1 filho :

IV – 3 = SERGIO LUIZ DE OLIVEIRA ROXO

Nascido a 13-08-1990 , em Brasília-DF.

III – 2 = NICE CERREDELO ROXO

Nascida em 15-01-1953.

Casada com Oswaldo Garcia Vital da Silva, nascido a 22-09-1957. Pai de:

IV – 1 = PRISCILA ROXO VITAL DA SILVA

Nascida a 27-03-1983

Casada com Danilo André Stenilo.

IV – 2 = CAROLINA ROXO VITAL DA SILVA

Nascida a 01-10-1986.

II – 4 = BENVINDA MASCARENHAS ROXO

faleceu na infância, nasceu em São Geraldo e está sepultada lá

II – 5 = ROBERTO MASCARENHAS ROXO

Monsenhor, Doutor Nascido a 01-07-1925 em S.Geraldo-MG. Falecido em S.Paulo a 16-06-2007

Formação  Eclesiástica : Triênio de Filosofia no Seminário Central do Ipiranga SP. 1943/1945

Licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana  de Roma  1946/1950 .

Doutoramento em Teologia na Pontifícia universidade Gregoriana de Roma  1951/1952

Formação Civil: Licenciatura em Filosofia pela Univ.de Mogi das Cruzes  1969/1970

Licenciatura em Pedagogia na FAI ,S.Paulo  1976/1977

Pós -Graduação em História na USP. S.Paulo 1973/1975

Doutoramento em História pela USP. de S.Paulo  1976

Professor de História da Filosofia Antiga e Teodicéia .Parecer 43/71 do C.F.Educação

Professor de História e História do Brasil .Parecer 1987/77 do Cons.Fed.de Educação

Professor Titular de Historia de Filosofia Antiga da Fac.Ass.Ipiranga. S.Paulo

Professor de Historia Geral nos cursos de Historia  e Est.Sociais da FAI. S.Paulo

Perito do Concilio Vaticano  II

Membro da Comissão Internacional de Teologia de 1969 a 1974

Publicações:

Teologia do Cosmo – Ed. Vozes – 1955

O Concilio, Teologia e Renovação – Ed. Vozes – 1967

Teologia de Cristo – Ed. AM. 1963

O Senhor e a História Ed. Vozes – 1969

Os Religiosos no Senhor e na Igreja – Ed. Herder – 1969

Crescete e Moltiplicaveti – Jaca Book – Milano – 1968

Liberacion – Ed. Celam – Bogotá – 1974

Presente Critico da Igreja – Ed. Paulinas – 1978

Numerosos artigos em Teologia , em Dialogo e na Revista Eclesiastica Brasileira .

II – 6 = JOÃO CARLOS MASCARENHAS ROXO

Aeroviário. Economista. Aposentado. Recebeu o título de Cidadão Carioca Honorário da Assembléia Legialativa do Estado. Trabalhou por 45 anos na Aviação Civil Norte Americana. Especialista em Planejamento Orçamentário e Controle de Custos. Implementou o Sistema Contabil e Financeiro em 34 países em 5 Continentes.

Nascido a 27-02-1927 , em São Geraldo-MG.

Casado  a 07-11-1953, no Rio de Janeiro-RJ. com Maria Dolores del Pino, psicóloga, nascida em Madrid-Espanha  a 25-07-1933, filha de Gregorio Del Pino Diaz e Paula del Pino Vargas.

Complementando estas informações, encontrei o falecimento de sua esposa nos Estados Unidos onde eles viveram

https://www.legacy.com/us/obituaries/atlanta/name/maria-roxo-obituary?pid=163652181

Notificação de óbito declarado pela família

ROXO, Maria Maria Dolores “Lolita” Roxo, 79, de Marietta, GA, faleceu em 13 de março de 2013. Ela nasceu em Madrid, Espanha e era filha de Gregorio del Pino Diaz e Paula Vargas Rodriguez. A família mudou-se para o Brasil no início dos anos 1950. Lolita formou-se em psicologia pela Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro, Brasil. Como católica devota, ela era muito ativa em sua comunidade e todos que a conheciam a amavam. Ela era uma mulher carismática com um sorriso caloroso. Amante dos animais desde tenra idade, ela cuidou de todas as criaturas vivas. Com atenção aos detalhes, seu talento artístico variava da restauração de esculturas à criação de belas pinturas. Ela era altruísta, atenciosa e sempre pronta para dar uma mãozinha. Lolita deixa seu marido, João Carlos Mascarenhas Roxo, seus filhos Ana Maria Roxo, Carlos del Pino Roxo e Carmen Davenport. Ela também deixa sete netos. Os serviços fúnebres serão realizados na Igreja Católica de St. Ann na segunda-feira, 18 de março, às 11h, com a oficiante do Padre Gabe. HM Patterson e Son Canton Hill Chapel encarregados dos arranjos.
Publicado por Atlanta Journal-Constitution em 16 de março de 2013.

pais de 3 filhos:

III – 1 = CARLOS DEL PINO ROXO

Médico. Cirurgião Plástico. Formado em 1978. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Preceptor de residência médica do Hospital de Andaraí-RJ. Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica Reparadora do mesmo Hospital.

Nascido a 22-08-1954 , no Rio de Janeiro-RJ.

Casado a 25-07-1980 no RJ. com Claudia Regina Weck ,nasc. a 19-02-1962 no RJ. Filha de Curt Weck e Regina Aghata Calamari. Médica gineco-obstetra, diplomada pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Professora assistente de Ginecologia e Obstetrícia da UNI-RIO. Título de especialista em Ultra-Sonografia, Colposcopia e Patologia do Trato Genital Interior. Professora do Curso de Pós-graduação da FIO-CRUZ em Cirurgia Video Laparoscópica e Video Histeroscópica Ginecológica.

pais de 2 flhos:

IV – 1 = ANA CLAUDIA WECK ROXO

Médica-Cirurgiã Plástica da Universidade Nacional de Estado do Rio de Janeiro. Nascida a 24-07-1981 no Rio de Janeiro-RJ.

IV – 2 = CARLOS WECK ROXO

Médico- Cirurgião Geral. Especializado em Cirurgia-Plástica pela UERJ.

Nascido a  19-06-1986, no Rio de Janeiro-RJ.

III – 2 = ANA MARIA DEL PINO ROXO

Médica, pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro.

Reside  na cidade de Marietta, no Estado da Georgia-U.S.A., onde exerce a especialidade de Médica-anestesiologista.

Nascida a 18-10-1957, no Rio de Janeiro-RJ.

Casada em 1ª núpcias com Sergio de Oliveira Melo, nascido a 15-07-1952 em Recife PE., filho de Quilênio de Oliveira Melo e Julietta de Oliveira Melo . Casada em 2ª núpcias com o médico e cidadão americano Sanjay A. Bhansali, nascido em 17-12-1957 em Bombay, India, filho de Atmaram Bhansali e Panna Bhansali . Tem 3 filhos, sendo 1 do 1º matrimonio e 2 do 2º

IV – 1 = JULIANA ROXO OLIVEIRA MELO

Bacharel em Genética pela Universidade da Geórgia em Athens-USA.

Nascida em 02-03-1980, no Rio de Janeiro-RJ.

IV – 2 = ALESSANDRA ROXO BHANSALI

Nascida a 02-07-1991 , em Detroit , Michigan-USA

IV – 3 = ANTHONY ROXO BHANSALI

Nascido a 22-12-1992 , em Augusta , Georgia-USA.

III – 3 = CARMEN DEL PINO ROXO

Nascida a 21-07-1959, no Rio de Janeiro-RJ.

Casada em 1ªs núpcias com Fernando Stern, nascido a 22-04-1957 no Rio de Janeiro, filho de Paulo Odebrecht Stern e Duília Telles.

Em segundas núpcias com Marcos Renato dos Santos Silva, filho de Abílio dos Santos Silva e Nazareth dos Santos Silva. Tem um filho do 1º e uma filha do 2º matrimonio:

IV – 1 = LEONARDO ROXO STERN

Aluno de Engenharia Elétrica na Universidade  Estadual do R. de Janeiro.(UERJ)

Membro-Secretário do Inter-PSI, grupo de estudos sediado na Pontifícia Univer-sidade Católica de S.Paulo (PUC-SP). Membro do Grupo de Hidrologia e Plane-jamento de Recursos Hídricos (GHRIP-RH) da Univ. Est. Do RJ.

Associated Mamber of Parapsychological Association, Nova York-EUA.

Nascido a 10-05-1981 no Rio de Janeiro-RJ.

IV – 2 = PAULA RENATA DEL PINO ROXO SILVA

Nascida a 23-03-1993 no Rio de Janeiro-RJ.

II – 7 = PAULO (ANTONINO)  MASCARENHAS ROXO

Bispo de Mogi das Cruzes. Lema: Ficai conosco, Senhor. Nomeado a 07-12-1989.

Nascido a 12-06-1928 em São Geraldo-MG.

Estudos: 1º grau: Grupo Escolar “Romão Puigari”em São Paulo (1936-1939).Seminário Pre-paratório, São Paulo(1940). 2º grau:Seminário Menor Metropolitano de Pirapora-SP (1941-1946).

Filosofia: Priorado Premontratense, Jaú-SP. (1947-1949). Teologia: Priorado Premontratense, Jaú-SP (1950-1952). Especialização : Licença em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma-Italia,(1952-19565). Doutoramento: Doutor em Teologia Bíblica pela Gregoriana de Roma, (1966-1978), Doutor em Teologia pela Faculdade de Teologia Assunção de São Paulo-SP (1957). Foi Prior do Priorado Premontratense. Responsável pela Pastoral Familiar na Regi-onal Sul I.

NOTA: Ele esteve em São Geraldo para uma festa da igreja, não me lembro a data, mas foi depois de 1973, pois eu já não morava lá.

Tia Ena tinha muitas fotos da família, tentei falar com ele pelo telefone para perguntar se queria as fotos mas não consegui. Guardamos separadas e elas se perderam depois do falecimento da Tia Ena.

 

II – 8 = GERALDO MASCARENHAS ROXO

Nascido a 13-10-1932, em S.Paulo-SP. Cursou o Seminário Menor de Pirapora.

Casado  com  Sylvia Alves Rayol, filha de José Rayol e Maria Alves

pais de:

III – 1 = LUIZ CARLOS RAYOL ROXO

Portuário. Nascido a 19-08-1951, no Rio de Janeiro-RJ.

Casado a  06-03-1976, em S.Vicente-SP. com Neide Tavares, nascida a 16-02-1951,em Su-sano-SP filha de Joaquim Tavares e Neuza Lopes

pais de:

IV – 1 = LUIZ CARLOS TAVARES ROXO

Nascido a 13-06-1977, em Santos-SP. Foi Diretor-Social do Jockey Club de Belo Horozonte.

IV – 2 = FATIMA MARIA TAVARES ROXO

Nascida a 13-05-1980, em Santos-SP.

III – 2 = JOSÉ ROMERO RAYOL ROXO

Investigador  do Grupo de Operações Especiais (GOE)

Nascido a 23-03-1953, no Rio de Janeiro-RJ.

Casado com

pais de:

IV – 1 = FERNANDA DIAS ROXO

Médica. Nascida a  07-03-1978, em Santos-SP.

IV – 2 = ANTONIO ROMERO DIAS ROXO

Policial

Nascido a 15-09-1979, em Santos-SP.

I – 6 = CESARIO DE OLIVEIRA ROXO

Cesario e Pituta

Cesário e Maria Martins (Pituta)

Farmacêutico em São Geraldo-MG. ; faleceu em Uberaba-MG.  Produziu e comercializou o fortificante “Ferro Roxo “. Fundador e 1º Diretor a Ass. Com e Ind. de Uberaba, de 1923 a 1927. Casado com Maria Martins,  nascida em Pirapitinga-MG.

tiveram apenas 1 filho:

II – 1 = NICOLAU DE OLIVEIRA ROXO

Estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais em 1935. Como funcionário do Ministério do Trabalho em Belo Horizonte, foi transferido para S.Paulo a 14-10-1934. Transferiu-se para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1935 no 4º ano do curso, faleceu em 06-04-1936, solteiro.

Nicolau criança

Nicolau

Nicolau 1922

Nicolau

Nicolau

Nicolau filho Cesario

Nicolau

nicolau para deolinda 1

nicolau para deolinda

Esta carta Nicolau escreveu para Tia Deolinda, que eles chamavam Tia Maninha. Tenho muitas cartas de várias pessoas guardadas, mas achei esta tão interessante que resolvi reproduzir. Vou escrever na ortografia moderna.

Bauru, 28/agosto/1935

Saudosa Tia Maninha,

Tenho em mãos sua carta de 13 do corrente. Recebi-a com um certo atraso, pois tenho estado em Baurú desde 12 último à serviço da Inspetoria. Vim providenciar a abertura do Sindicato dos Ferroviários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, fechado por ocasião do fechamento da Aliança Nacional Libertadora.

Para casa mesmo, pouco tenho escrito. Por essa razão, peço a Sra. não estranhe muito a falta de notícias minhas.

O serviço na Inspetoria ultimamente aumentou 100% e apesar de ter agora dois auxiliares, não consigo por em dia, isto é, informar devidamente todos os precessos que estão a minha mesa.

Essa circunstância está agora agravada com os dias que tenho faltado por estar prestando serviço extra aqui em Bauru. Tive oportunidade de ver, nos dias que fui a São Paulo, o nervosismo do meu chefe pela falta de funcionários.

Há dias recebi aqui uma carta do Papai. Está bem. Comunicou-me ele que foi vendido o prédio onde se acha instalado o hotel, para o Jockey Club. Creio assim e espero mesmo que brevemente terá de abandonar o negócio. Os lucros não têm aparecido e o seu movimento tem sido pequeno.

Não sei se a senhora já teve ocasião de ouvir referências sobre Bauru. Em todo caso, aqui vão alguns informes:

A cidade está situada na confluência de três grandes linhas férreas:  a Noroeste (ponto inicial), Paulista e Sorocabana. Para mim é uma das melhores do interior paulista, possui grandes oficinas da Noroeste, grandes máquinas para beneficiamento de algodão, etc. e “pequenas” muito bem aparentadas.

Creio que voltarei para São Paulo casado, ou pelo menos “quase” casado. É que (pondo de lado a modéstia) tenho sido disputadíssimo nos meios femininos baruerenses, onde sou conhecido como mineiros, mas como carioca. Assim são ótimas as impressões que tenho da cidade.

Tudo isso entretanto é conversa fiada e não interessa à Sra.

Portanto, vamos a assuntos mais sérios.

Como vai o Diniz? Já sarou? E a Maud, com as ilustres amiguinhas da Escola Ana Nery, como vai?

Em São Paulo, a não ser o Tio Jota, que deixou de trabalhar para o celebérrimo Fausto Paes de Almeida, nenhuma novidade; verdade é que já fazem bastantes dias que não vou na tia Ila. Mas todos vão bem, do contrário teriam me comunicado.

Estou agora com tenções de abrir um escritório para tratar de assuntos relativos às leis do trabalho. Em São Paulo, apesar do povo ser muito “inteligente”, ninguém conhece a legislação social em vigor. Com esse escritório espero ganhar uns bons cobres. Para tanto convidei o Tio Jota, que não tem emprego fixo atualmente, para tomar conta durante o dia, nas horas em que eu estiver trabalhando na Inspetoria.

Creio que para ele será um bom negócio, dado as possibilidades de boas rendas, e independência absoluta. O principal agora é conseguir um pequeno capital, uns 500$000, para a compra de uma máquina de escrever, um bureau, um pequeno armário, etc…Esse dinheiro porém espero conseguir dentro de poucos dias. Vou também alugar uma sala na Rua Direita ou de São Bento, de 150$000 por mês.

No princípio a renda será pequena, por não ser conhecido o escritório. Depois, entretanto, quando distribuir as circulares, que estou organizando, aos poucos o serviço aparecerá.

Terminaram aqui as minhas notícias.

Espero que a Sra. Desculpe a infame máquina que ora me ajuda. Está mesmo boa para se atirar fora. Igual eu não quereria nem de graça.

Enviando lembranças a todos, pede-lhe a benção o sobrinho Nicolau

De Cesário, temos mais informações: Teve farmácia em várias cidades, inclusive em São Geraldo.

cesario 3

Cesário de Oliveira Roxo

farmacia em SG

Farmácia em São Geraldo

Farmácia do Cesário

Farmácia em Itaúna

Pituta mulher de cesario

Pituta, mulher de Cesário

Cesario Itauna

Casa de Cesário em Itauna

cesario uberaba

Cesário em Uberaba

brinde da farmácia

Publicado no jornal em Juiz de Fora

I – 7 = JULIA DE OLIVEIRA ROXO  “Jujú”

Nascida a 1886, em Juiz de Fora-MG.

Casada com o  Cel. Luiz Ferreira da Motta nasc.a 1868 em S.Geraldo MG. , filho de Luiz Manoel da Motta e Flavia Bibiana de Jesus

As informações sobre ela, nossa avó, serão dadas no próximo capítulo

I – 8 = JOÃO D’OLIVEIRA ROXO   “Jota”

Nascido a  05-04-1885 em  Chapéu  Duvas -MG.

Faleceu a  22-01-1936 em S.Paulo SP.  Sepultado no Cemitério do Imirim Guarda -Livros , trabalhou como ferroviário sendo chefe em diversas Estações Ferroviárias .

Certidão de casamento enviada pela neta Luzia Roxo Pimentel

certidao

certidao-1

certidao-2

certidao-3

Casado com Leontina de Campos “ Sinhá”, nascido em Recreio-MG. a 07-09-1890 e falecida em  S.Paulo-SP. a 15- 08-1971, sepultada no Cemitério do Imirim.

tiveram 4 filhos:

Jota e Juju

Cartão do Jota para sua meia irmã Deolinda

São Sebastião da Estrela

15 de dezembro de 1901

São Sebastião da Estrela

Cumprimenta a sua boa irmã e lhe deseja boas festas que quanto por cá estão todos bons graças a Deus o mesmo a todos daí, ai vai uns selos de festas para o Cardoso, eu vou bem com o patrão, desculpe não poder dar festas melhor e no mais até um dia e receba um apertado abraço e lembranças deste seu irmão sempre as ordens. Jota

Tio João manda perguntar se o Cardoso recebeu uma carta dele.

(Este cartão confirma que a carta de João Gonçalves d’Oliveira Roxo para José Cardoso é mesmo do Tio João Oliveira Roxo, irmão de Caetano José de Oliveira Roxo Filho)

II – 1 = MARIA DE CAMPOS ROXO

II – 2 = BRANCA DE CAMPOS ROXO

II – 3 = HILKA DE CAMPOS ROXO

II – 4 = JOSÉ DE CAMPOS ROXO

abaixo discriminados:

II – 1 = MARIA DE CAMPOS ROXO  “Filinha”

Professora, pela Escola Normal do Colégio Stella Matutina de Juiz de Fora-MG. onde fez o curso como interna. Exerceu a Profissão .

Nascida em Ponte Nova-MG.  a 17-01-1910. Falecida a 14-02-1997.

Filhinha filhas de jota

Maria de Campos Roxo (Filhinha) e Branca de Campos Roxo (Cruzita)

II – 2 = BRANCA DE CAMPOS ROXO  “Cruzita”

Professora , pelo Instituto de Educação Caetano de Campos ,turma de 1932

Exerceu o Magistério, iniciando sua carreira como professora Rural em Terra Roxa na Fazenda Itaporã. Aposentou-se após 32 anos de serviço .

Nascida em Cajurí-MG. a 03-05-1912

cruzita e ilka

Maria de Campos Roxo (Filhinha),Branca de Campos Roxo (Cruzita), Hilka de Campos Roxo

Casada com Clodovil de Souza Pimentel, Engenheiro Agrimensor, Falecido em 04-02-1994

tem 1 filha:

III – 1 = LUZIA ROXO PIMENTEL

Jornalista pela Fac. de Com. Social Casper Líbero. Pós graduada em Administração de Empresas pela Fund.Getulio Vargas . Mestrado em Ciência da Comunicação  pela Casper Libero. Cursou Comunicação para Agricultura no Royal Agricultural College , Inglaterra. Perspectivas da Economia na University of New England da Australia . Investimentos em Commodities na Bolsa de Merc. de SP. Foi editora da Revista Balde Branco,  Bis ,  Revista do Transportador, Revista dos Criadores, Dinheiro Vivo , A Granja , Revista Via Expressa Redatora Técnica da Consist Consultoria de Sistemas .

Redatora  eventual dos Jornais : O Estado de São Paulo – Jornal da Tarde – Radio Eldorado e Agência Estado. Tradutora de inúmeros livros.

Trabalhou como Correspondente para América Latina da  The Royal Agricultural Society of England. Nascida em S.Paulo a 13-12-1943

II – 3 = HILKA DE CAMPOS ROXO

Professôra, pelo Instituto de Educação Caetano de Campos. Exerceu o Magistério, iniciando a carreira como Professora Rural. Aposentou-se após 30 anos de ensino e trabalho.

Nascida em Cajurí-MG., a 15-03-1914

Ilka

Hilka de Campos Roxo

II – 4 = JOSÉ DE CAMPOS ROXO

Professor, foi Diretor da Escola Senai por mais de 20 anos, tendo se aposentado neste cargo em 1983. Perdeu o pai quando tinha 11 anos de idade. Por intermédio do Bispo de Uberaba, seu padrinho Tio Cesário, conseguiu uma bolsa de estudos por quatro anos no Liceu Coração de Jesus onde fez o curso Ginasial .Participou da Congregação Mariana durante a juventude , o que lhe valeu um forte senso de responsabilidade, de moral e reta conduta, que transmitiu a toda sua família. Pertenceu ao Grupo de Escoteiros. Prestou Serviço Militar no Batalhão de Santana onde saiu como 3º Sargento. De vasta formação cultural, tinha como principal hobby a leitura, chegando a possuir mais de mil livros em sua biblioteca. Colecionou selos, moedas e antigüidades. Preservou documentos antigos da família,  permitindo aos autores deste livro elucidar fatos do nosso passado. Amante da natureza , adquiriu um sitio no Sul de Minas, onde auxiliado por seu filho, o Agrônomo João Luís, foi pioneiro no cultivo de maçãs nesta região.

Nascido em S.Geraldo MG. a 30-03-1925 , fal. em  São Paulo a  18-06-1986.

Cas. em São Paulo a 04-07-1950 com  Daicy Carchedi, nascida em S.Paulo a 07-01-1923, filha de Vicente Carchedi e Alpace Tozzini

pais de 7 filhos:

fotos de José de Campos Roxo

Jose c filho de jota

José Campos Roxo filho de Jota

jose

José de Campos Roxo

III – 1 = JOÃO VICENTE CARCHEDI ROXO

Engenheiro Metalurgista , pela Poli – USP. Nascido em São Paulo a 11-04-1951

Casado em S.Paulo a 9-07-1983 com Maria de Fatima A. Coutinho, nascida em Portugal a 15-03-1952 , filha de Armindo Coutinho e Maria Coutinho .

III – 2 = JOSÉ FRANCISCO CARCHEDI ROXO

Eng.Mecanico pela Universidade de Campinas , trabalha na  V.W.do Brasil

Nascido em São Paulo a 15-04-1953

Casado  a 15-05-1982 em S.Paulo com Mary Tereza Lopez Garcia, nascida em S.Paulo a 02-08-1959 , filha de Lucio Lopez Sanchez e Tereza Garcia Diaz

tem 3 filhos:

IV – 1 = PATRICIA DANIELLE LOPEZ ROXO

Nascida em S.Paulo a 25-06-1987

IV – 2 = VANESSA GABRIELLE LOPEZ ROXO

Nascida em S.Paulo a 19-06-1989

IV – 3 = FERNANDO FRANCISCO LOPEZ ROXO

Nascido em S.Paulo a 09-01-1991

III – 3 = JOSÉ ANTONIO CARCHEDI ROXO

Coordenador de Núcleo Educacional

Nascido em São Paulo a 12-09-1954

Casado a 03-03-1979 em Guaratingueta SP.com Maria Helena Kodel, nascida em Guaratingueta-SP a 05-02-1957, filha de José Kodel e Nair Cavalca

tem 3 filhos:

IV – 1 = DAICY CECILIA KODEL ROXO

Trabalhou na FORD com digitadora. Trabalha na Secretaría do Emprego e Relações do Trabalho.

  1. em Guaratinguetá-SP. a 11-04-1979.Cas. com Luiz Alberto Cabral da Silva.

Pais de:

V – 1 = JOÃO VICTOR ROXO CABRAL

Nascido a 12-04-2008.

IV – 2 = FELIPE TADEU KODEL ROXO

Nascido em S.Paulo-SP a 08-05-1981. Reside em Guaratinguetá.

IV – 3 = LUIS HENRIQUE KODEL ROXO

Nascido em S.Paulo-SP a 15-09-1987. Reside no Rio de Janeiro.

III – 4 = MARIA CECÍLIA CARCHEDI ROXO

Engenheira de Alimentos pela UNICAMP. Nascida em São Paulo-SP a 20-11-1956

Casada em S.Paulo a 06-06-1989 com José da Silva, em Casseterita-MG. a 04-07-1953

pais de:

IV – 1 = NATALIA ROXO DA SILVA

Nascida em S.Paulo-SP a 01-08-1990

III – 5 = JOÃO LUIZ CARCHEDI ROXO

Eng.Agronomo pela ESALQ, Professor de Paisagismo, trabalha no Min. da Agricultura

Nascido em S.Paulo-SP a 17-05-1958

Casado com Ana Maria Lima. Engenheira Agrônoma pela Fac. Luiz de Queiroz.

Pais de:

IV – 1 = ANA LUIZA

Nascida a 03-05-1997

IV – 2 = ANA LAURA

Nascida a 09-05-1998

III – 6 = JOSÉ PAULO CARCHEDI ROXO

Engenheiro Químico pela Universidade Mackenzie

Nascido em São Paulo-SP a 15-08-1960

Casado em S.Paulo a 05-03-1992 com  Carla Dal Mazo Nunes, nascida em S.Paulo a 04-05-1967, filha de Nelson Clementino Nunes e Anna Giovana Dal Mazo

Pais de:

IV – 1 = PEDRO

Nascido a 05-12-1996

IV – 2 = ANDRÉ

Nascido a 04-05-1999

IV – 3 = PAOLA

Nascida a 17-

III – 7 = MARIA IZABEL CARCHEDI ROXO  “Bel”

Relações Publicas pela Faculdade Anhembí – Morumbí

Fonoaudióloga.

Nascida em São Paulo-SP a 23-02-1963

 

CERTIDÃO DE ÓBITO DE MARIA CARDOZO ROXO (MARIA HENRIQUETA NEUVILLE, nascida em Portugal)

14 comentários sobre “13 – DESCENDENTES DE CAETANO JOSÉ DE OLIVEIRA ROXO FILHO E MARIA HENRIQUETA NEUVILLE (MARIA CARDOSO ROXO)

    1. Obrigada mesmo, Eduardo Dias Roxo Nobre, sua apreciação me deixou muito feliz e orgulhosa! Confesso que seu livro foi a minha primeira inspiração para esta história! Quando tiver organizado as informações da geração mais nova da família, vou encaminhá-las a você.

      Curtido por 1 pessoa

  1. Que emoção receber a sua mensagem Vanessa! O objetivo do blog que fiz com muito amor está sendo atingido! Pode nos contar sobre vocês? Um carinhoso abraço, Regina

    Curtir

  2. Olá Marcelo infelizmente não tenho informações sobre Roxo na Bahia. Pode ser que vc encontre em outro blog João Roxo e seus descendentes. Agradeço o seu elogio a este trabalho que fiz com muito amor.

    Curtir

      1. Sou eu quem agradeço!! É muito bom ver que alguém vê o nosso trabalho..
        Você tem parentesco com os Roxo? Se descobrir alguma coisa me conte, tá?

        Curtir

      2. Sim Regina, por parte da minha avó materna, motivo pelo qual estou pesquisando para tentar equilibrar a minha árvore genealógica. Pelo lado dos Torres consegui subir dez gerações, mas até agora não consegui passar da terceira geração em relação aos Roxos. Sim, caso consiga alguma informação te repassarei, pois talvez possa complementar algo na sua pesquisa. 😉

        Curtir

Deixe um comentário